sexta-feira, 2 de maio de 2008

Isabela na Passarela




O mundo pode ser muito cruel com uma garotinha.

Belinha suava em frente do espelho. Estava encrencada. Já era final de abril, e em junho viria a Festa Junina, com a eleição de Miss Caipirinha. Muita gente pensa que para vencer basta vender rifas. Rifas, imagine só! Era preciso desenvoltura, personalidade, elegância. Afinal, todo pessoal da 1ª série estaria lá, e eles são exigentes, tem classe. E depois de ter perdido a eleição de Miss Primavera no ano anterior, a pressão da família, dos amigos e da mídia era demais para uma menina de dentes-de-leite carregar sozinha.

Foi a pressão que a levou a fazer.

Durante a primeira parte de sua juventude, Lady Bela - como era chamada pelos familiares - era uma menina doce e gentil. Sonhava ter uma fazenda de criação de pôneis azuis e dormia abraçada com um cobertor de flanela. O sonho de todo pai, um exemplo para a sociedade. Era conhecida e admirada por toda a vizinhança. Já havia ganho três estrelinhas douradas da professora, que sua mãe ostentava na porta da geladeira, transbordante de orgulho. Mas a harmonia seria dramaticamente interrompida.

Belinha vivia em um lar desfeito. Seus meio-irmãos - condição genético-social que a desnorteava - choravam como bebês em plenos três anos de idade. H. C. Andersen e os Irmãos Grimn, pelos dedos maliciosos de Walt Disney, lhe ensinaram cedo a desconfiar do caráter das madrastas, e isso fazia com que Belinha sempre ficasse tensa quando sua mãe postiça colocava uma maçã em sua lancheira. O primeiro despontar de hormônios, fenômeno típico dos cinco anos, fazia sua cabeça rodar vertiginosamente. Era previsível que o futuro brilhante da jovem exemplar entrasse num ciclo de derrocada abrupta.

Primeiro, tornou-se uma consumidora compulsiva. Barbies e Suzies digladiavam-se na busca por um espaço nas estantes. Conjuntos de maquiagem da Eliana se amontoavam sobre ursinhos de pelúcia Maritel, antialérgicos ou não. Um pandemônio de plástico, cores brilh e luzes piscantes que fariam qualquer epilético dançar Trhiller.

Belinha, forçada pelos familiares preocupados, entrou em um todo tipo de terapias alternativas, desde ballet até longas sessões de pintura a dedo. Não funcionou, e logo a menina arrastava a esmo suas madeixas castanhas pelo parquinho do prédio. Batia ponto no balanço de cavalinho, onde reuniam-se os desiludidos da pré-escola. Engolia de uma vez só uma cartela inteira de Danoninho. Dormia cada vez mais tarde, chegando a deitar-se depois das nove, assistindo Cartoon Network. Ah, menina, esse foi seu maior erro.

Belinha começou a incorporar idéias subversivas através de programas de alto poder de sugestão, como Barney e Powerpuff Girls (como todos sabem, propaganda subliminar para formação de milícia paramilitar infantil, patrocinada pelo White Power americano).


Em pouco tempo, apenas os desenhos animados não supriam sua necessidade. Belinha precisava de algo mais forte. Começou a assistir precocemente MTV (programação recomendada para a faixa etária entre 14 e 17 anos, quando o cérebro sofre uma regressão involuntária e perde o senso de ridículo). A menina ria de maneira doentia do humor mexicano de Chaves. Não demorou muito para mergulhar no mundo perigosamente depressivo da pseudo-novela Rebelde. Não demoraria muito, Belinha fantasiaria ser Hanna Montana

A busca pela glória tomava todo seu tempo. Logo, a faixa de Miss Caipirinha era muito pouco. Ensaiava complicados passos frente ao espelho, “dois pra cá, dois pra lá, bate palma” até a exaustão, na busca da perfeição artística. Tudo pela fama.

Na noite fatídica, Belinha acompanhou seus pais ao supermercado, quando atravessaram o corredor de CDs e DVDs. Ele estava lá, só esperando por ela. Um Box do Hig School Musical, com Cd, DVD e camiseta oficiais, pela pechincha de R$499,99. Era véspera de seu aniversário de seis anos, e era tudo o que ela precisava para ser feliz. Belinha, pediu, implorou, esperneou, mas seu pai negou, alegando que estava tão duro que ia ao mercado de havaianas.

Aquilo foi a gota d’água.

No carro, Belinha tentou se mutilar batendo a cabeça contra o encosto do assento do pai. O pobre genitor deixou a menina sozinha no quarto, para que se acalmasse.

Erro fatal.

Belinha não queria mais viver. Sabia que no dia seguinte, em sua festinha de aniversário, todos gozariam sua falta de estilo. Seria a piada da escola. Não poderia suportar, não entendia porque seu pai amado insistia em condená-la ao limbo da rejeição infantil.

Num ímpeto de mais absoluto desespero, Belinha abriu sua caixa de ferramentas Matel em busca de um serrote de plástico para cortar os pulsos. Iria sangrar até a morte, como havia lhe ensinado a filosofia Emo. Infelizmente, só o que conseguiu foi fraturar o pulso.

Frustrada pelo fracasso e alucinada de dor e ódio, decidiu mergulhar em direção ao infinito. Com uma tesoura de costura, cortou a grade de proteção da janela e despediu-se do mundo cinzento que a oprimia.

Quando atingiu a grama macia, teve tempo para rememorar seus dias árduos em busca da aceitação. Buscara a fama e o sucesso por toda a sua longa vida, mas só o precisava era de um pouco de atenção.

Em meio aos giroflex e sirenes, Isabela finalmente conseguiu o que sempre quis. O mundo agora lhe pertencia.

Requiescate in pace.

47 comentários:

Fraturas Expostas disse...

"Isabella era uma menina guerreira, sempre lutou pelo que quiz."


rs.


muito bom, sem mais comentários.

Buda Verde disse...

o mundo é teu menina!!!


muito boa sua versão.

abraço.

cadaversomente disse...

Hahaha, é questão de tempo até os imbecis virem aqui te xingar.
Mas ficou ótimo.
[eu jamais havia imaginado essa versão, nem os motivos pra isso]

Abração.

Walmor disse...

Cara,
Quero te parabenizar pelo belo blog e pelo belo post. Acabo de conhecer mais um grande escritor da literatura brasileira que está pronto para o sucesso. Não quero comentar a qualidade do teu texto, pois não sei se tenho condições para isso, mas quero te dizer que suas idéias me tocaram, e que esse teu gato preto na foto me assusta (hauehauehaue, acabei de vê-lo enquanto eu escrevo).

Enfim, adorei.

Posso usar teu texto para os meus alunos? Sou professor de filosofia no ensino médio, gostaria de partir para algo mais contemporâneo para que eles possam se interessar pela filosofia.

passa lá no meu

www.walmoroliveira.blogpot.com

Tadeu Kendy disse...

Zúnica,

Primeiro quero agradecer em nome de todos (?) do Gênese pelo selo que nos foi cedido. Muito Obrigado.

Também quero dizer o quão impressionado fiquei com esse último post feito por você.

Abordou o assunto de um ângulo único, com um tom irônico e ao mesmo tempo sério, transformando tudo numa verdadeira crítica à sociedade contemporânea. ^^

Abraço.

Mary Fahur disse...

Hahaha. Imagino que essa história também já tenha enchido o seu saco. Me surpreeendi que ninguém ainda veio dizer que você é um insensível que quer lucrar com a desgraça alheia.

Ótimo texto!

beijos
__________________
Outro blog da Mary

Mayna disse...

Ela correu atrás do que a maioria de nós queremos: atenção.
Quem não precisa de um pouquinho né?!
Adoreia história!

http://maynabuco.blogspot.com

MandinhaW disse...

só posso dizer q vc escreve bem, nada mais

Sarah disse...

So respondendo bem rápido o que vc comentou no meu blog.

Eu não acho que uma pessoa ao ter filho, queira ter ao invés de adotar pelas características genéticas, se tiver algm que pensei assim eu nunca ouvi falar, mais enfim se até mesmo para pais biológicos tal doença no filho é uma surpresa para adotados não pode ser diferente.

Eu não estou questionando o fato da mulherer querer ter um filho se reproduzir, só estou dizendo que se ela não pode fzer isso. Deveria olhar ao seu redor e ver que tem muitas crianças sem um lar.
É isso o que estou querendo dizer.

E outra, eu não disse que o fato do Brasil não ter uma lei específica para 'barriga de aluguel' seja o que atrasa ele. Eu disse que os valores e os pensamentos da sociedade são o que o atrasa.
Na Europa se faz muito barriga de aluguel mais há pobreza la é minima, existe criança sem um lar? Existe mais não tanto qto aqui.

Sarah disse...

Primeiro.
Eu NÃO sou uma jornalista.
esse blog é um passatempo nada de sério e nem estou treinando para o futuro, o fato que estudo jornalimo e fiz um blog pode parecer que tenha relação mais no meu caso não tem.
Se eu FOSSE uma jornalista iria levar em conta todos os critérios que vc falou antes de escrever, mais como não sou e estou aqui para expressar o meu ponto de vista.

Segundo.
Eu melhorar meu português? Eu posso repetir palavras na presa ou trocar uma letra por outra qdo estou tc rápido, mais eu não escrevo errado. Eu abrevio o que é diferente de escrever errado.

Sarah disse...

Ok
Se eu for realmente uma futura jornalista (o que acho pouco provável) irei procurar umas aulinhas de concordância nominal.

Amanda Guerra disse...

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer sua visita ao meu blog e as críticas construtivas. Se eu recebesse críticas nesse nível todos os dias, seria tão feliz...

Aliás levei tão a sério que gostaria que você voltasse lá para ver as mudanças que fiz.
(viu, a gente nem se conhece e você já é importante!!rsrs)


No mais, quanto ao seu texto, eu nem tenho o que dizer. É tão bom que alguém consiga encontrar uma maneira saudável e criativa de especular coisas aleatórias. Diante do não compromisso da mídia com verdades, prefiro mesmo a sua versão.

E poderia até falar que está bem escrito, e blá, blá, blá, mas não precisa. Acho que você já lê isso todo dia.

Estou indo ler os outros.

Abraços

pk disse...

ah
eu naum me canso de vir aki
como sempre
fico sem palavras
ou sem letras
hasuuashusahuhsauuhsa
o jeito com q vc detalha os detalhes como se espreme uma laranja ate a ultima gota
e do caralho
parabens

o'Ricci disse...

Cara, honrado e grato pelas palavras! Falando nelas, você as manipula de uma maneira interessantíssima. Digo, a maioria das pessoas faria uma elegia gigantesca e colocaria florezinhas durante sua peregrinação anual à tumba dessa guria.

Você escrotizou, por isso merece minha admiração! O grau de acidez e sarcasmo me trouxe vários sorrisos a la Jack Nicholson durante a leitura. Incomoda-se se eu linkar seu blog?

Abraço!

Thaíssa Vasconcelos disse...

Mil aplausos, e todos de pé!!!

O caso Isabela, já virou uma novela em rede nacional, é assunto de toda boca e cabeça, de opinião pública, assunto que permeia as famílias na mesa do jantar, as aulas de escola primária, e o mundo dos blogs, e de fato, o assunto a algum tempo saturou-se, mas a cada dia eu me impressiono mais com seue stilo e talento.

De como você abordou o assunto de forma ARTÍSTICA, e deixou meio que encoberta uma mensagem e talvez até uma opinião sobre o assunto, pelo menos foi a idéia que me passou!!!


Parabéns MEEEESMO... fanzonaaa aqui!

FALSA REALIDADE disse...

antes de mais nada gostaria de agradecer sua visita e seu comentario no meu blog, sinceramente quando da alguma noticia na tv sobre o casa ISABELLA eu troco de canal, pois a tv brasileira ainda nao criou limites refeente ao sencionalismo, mas é um caso q deve ser tomado como exemplo e parâmetro para os demais casos semelhantes q ocorrem no Brasil diariamente, mas q nao sao noticiados, talvez por serem de familias desprovidas de recursos!
Quanto ao meu blog, procuro dar informações referentes às drogas.... mas estou obtendo pouco resultado, pois o pessoal nao entra, prefere entrar em blogs ou sites mais interessantes, sou a favor da legalização das drogas sim, seria uma maneira de acaber com o narcotrafico e o Brasil se tornaria um país de 1° mundo!

grato

www.falsarealidade.blogspot.com

Fernando Thadeu disse...

Muito loko heim truta... bem Stephen King, do jeito q eu gosto. Mandou muito bem na visão sobre o assunto. Ninguém imaginaria algo assim a não ser o Stephen e vc.....ahuauha
E o movimento aqui tá show heim...tá mandando muito bem, vc merece.

Daniel Augusto disse...

Agora sim a história da Isa está emocioante...!

YEah! Dark Isa!


corta os pulsos e as redinhas...


sim o mundo é dela...


e o caos segue com toda sua calma...


huahuahua...


gostei do texto...

ultra-Romântico, o sentimento levado a suas últimas consequências...

bye

www.causagendi.blogspot.com


valew pelo selo...

ueikoovz disse...

Meu, o que eu ia falar (ou teclar u.u) já o fizeram, é a primeira vez que entro em seu blog, mas adorei o jeito como você escreve, eu estava pensando em publicar um texto no meu blog sobre a Isabela também, mas nem sabia o que escrever *hiatus de imaginação*
Parabéns mesmo ^^

Guerras Secretas disse...

Três palavras:

Nós pensamos igual.

(Na verdade foram nove) (contando às entre parenteses também) (agora são dezesseis > <)

vinicios k. ribeiro disse...

vi teu blog em uma comunidade, gostei do tom de suas postagens, principalmente quando retratas de forma tão bonita sua paixão pela literatura.
ao conto isabela na passarela, criativo, poderiam narrá-lo no jornal nacional em detrimento das coberturas desastrosas ao vivo em guarulhos!
abraços e de uma olha em meu blog também
estou reconstituindo a vida de uma travesti!

LETÍCIA CASTRO disse...

Quer dizer que vc está de férias???? Vidão, hein? Se a cervejinha não der, tem um vinhozinho jóia lá no Babel, passa lá depois, tá bom?
Olha só, eu votei que vc devia ser esfolado vivo... mas é o só pelo efeito moral da minha criação, na verdade eu queria ter votado no lance do X-Men.
Vale tudo para escapar ao massacre diário sobre o tema e vc o conseguiu com maestria e humor negro de primeira. O duro é que eu vou visualizando tudo, conforme leio e vc me levou a ver a coitadinha da menina ensaiando na frente do espelho, dando chilique pelo DVD! hehehe Mas e aí, vai lançar um livro quando?
Saludos!
Letícia.
http://babelpontocom.blogspot.com

Erika disse...

Olá.
adorei o post e o blog inteiro.
Te escrevo avisando q peguei sua enquete e coloquei no meu blog, com os devidos créditos, ok?
brigada e voltarei sempre.
bjs

Anonymous disse...

Cara, boa mesmo a sua abordagem... Mais irônico que o seu texto é o sensacionalismo que a mídia coloca na história, esse assunto chegou a virar reality show, nem sei como não colocaram câmeras nas celas de Nardoni e Jatobá....

abs,
Monstro

Calebe disse...

Descansar em paz, enfim...

Parada é a seguinte: acho que, para descansar em paz, essa menina, se existiu mesmo, como você, criticamente, fodástica e corajosamente (sem pudor, como a própria televisão, que, no caso, agiu de maneira contrária), como você, crítica, fodástica e corajosamente teve a audácia de dizer que a Nardoni bem poderia ser um produto da imaginação midiática, acho que ela ainda vai demorar pelo menos um mês para receber flores mofadas sobre seu caixão, para que descanse em paz - depois desse ritual, o resultado de uma disputa sensacional de futebol, caiporas de finais de semana, o povo todo tá pronto pra outra, outra notícia pior.

Mas mudando de assunto, e pois isso já me deu tanto no saco, que eu já estou quase aleijado; aliás, quase mudando de assunto, já que preciso comentar um lance básico: sobre a votação: fiquei com a última alternativa, você merece ser esfolado vivo. Mas você sabe, é puro sadismo da minha parte. Plínio, esfolado vivo - até reticencia...

///////////////

Tô atrasadão em tuas postagens, mas já dou uma lida nelas, para me inteirar do que perdi, porque, para ser sincero, o lance da Isabela não foi muito a minha cara não. Sei lá, eu estou tão fodido com esse assunto, que eu mal posso ouvir algo a respeito. Mas justiça seja feita: algumas coisas precisam ser ditas. E para xingar: filhos das putas desses donos de televisão e de Televisão!

Abração (mais tarde mais comentários meus),

Calebe

do Ricardinho Dias Gomes disse...

nossa sua critica é perfeita...uma maneira diferente de ver os fatos.
parabéns cara...adorei e divulgarei.
se vc tiver um tempo passe no meu:

http://tvariedades.blogspot.com/

sempre c/ um assunto polemico.

ALGUEM disse...

ISSO É RIDICULO!
VOCÊS NAO TEM SENSO DE NADA NAO ?
ERA UMA CRIANÇA,
E VOCÊS ESTAO AGINDO CVOM TANTA FRIEZA QUANTO QUEM A MATOU,
PELO AMOR DE DEUS, PAREM
IMAGINEM A DOR NO PEITO DA MÃE AO LER TANTA GENTE JULGANDO O MODO DE VIDA DA FILHJA DELA QUE NEM AQUI ESTÁ PRA SE DEFENDER..

ATÉ O DIA EM QUE JOAGERM UM POR UM DE VOICÊS PELA JANELA, AI VCS VAO GOSTAR!

Zúnica disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mary disse...

Genial!

Sem mais!!

' CarinaSouza . disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Issa Paz disse...

Carina, me perdoe, mas vc está sendo ignorante, o "manifesto exibido nesse post é contra, não o luto pela morte da menina, mas sim contra a mídia que ENCHEU O SACO com a morte da menininha!
Pelo-amor-de-deus, ninguém merece, tem muitas outras crianças morerndo de fome no Brasil e isso é uma tragédia muito pior do que uma garotinha de classe média paulistana morrendo atirada pela janela!! Pq as crianças que morreram de fome morreram agonizantes pela pior dor, a da fome!
Você não sente fome! Nem luta pelos que sentem!
Mas luta para resolverem o caso de uma garota, que já deveria ser resolvido faz muito tempo, mas sabe como é né? É o Brasil =D

Ahn, e quanto ao post, é lindo, eu chorei de rir! *-*

Zúnica disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana Paula disse...

Meww na boa vc faz curso de jornalismo ou vc é emo???
Mewwww lembre-se vc faz jornalismo entaum vamos ser mais realistas....

P.S --> giroflex é cadeira...rss

Welington disse...

seo moleke inconsecuente! vá se foder! Podia ser a sua ermã!

Zúnica disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Vivi Peron disse...

Nossa Plínio!!!!
Mente fértil a sua, claro com esse texto, só poderia mesmo causar polêmica, ao ler o final seu texto me lembrou o da Clarice Lispector, a Hs da Estrela, onde todos nós temos nosso momento de estrela, na hs de nossa morte...Bjs!!!!

Léo disse...

Esse texto é um horror. Estou indignado!
Como alguém, em sã consciência, pode escrever algo tão nefasto?
De fato você escreve bem. Tem uma capacidade de contar histórias que é memorável. Mas ao escrever esse texto me causou nojo e repulsa. Você foi um completo infeliz.
Você tem filhos? Provavelmente não. Mas se os tivesse e acontecesse algo parecido com eles, você teria essa imaginação escrota para escrever algo assim? Você é ridículo.
Uma crônica te proporciona a liberdade para escrever sobre o que quiser, como você mesmo citou na resposta à Ana Paula. Porém é triste saber que alguém que tem o dom da escrita possa se expor de maneira tão grotesca!
As coberturas jornalísticas, no caso Isabela, foram sensacionalistas ao extremo. Já era cansativo ver todos os veículos de comunicação tratarem do assunto. Mas de qualquer forma era um meio de informar. Agora você foi a gota d´agua. Aproveitar a situação fatídica do caso para escrever uma “crônica” e ainda ser ovacionado pelos seus fãs alienados, é o fim!
O caso da menina Isabela é de uma monstruosidade, que eu não sei como alguém pode utilizá-lo para escrever algo como você fez. É uma falta de respeito tremenda. Eu não sei quem é pior: o pai da menina? A madrasta? O avô? Ou você?
Eu fico perplexo com situações como essas. Me custa entender – adianto que não consigo – o que um ser humano – humano??? – tem na cabeça para produzir tal obra. Será louco? Psicopata? Oportunista? Sem coração? Idiota ou o quê?
Mas sempre tem louco pra tudo não é mesmo? Já vi comunidades no orkut como: “Isabela não tomou red bull” ou “Me enforca, me joga da janela, me chama de Isabela” ou “mais vale uma Isabela no chão...”. Puta que o pariu! Eu não me conformo com isso. Daí os engraçadinhos donos das comunidades ainda dizem: “ah... só falam disso, resolvi colocar um humor”. COLOCAR HUMOR??? Como uma pessoa pode colocar humor num caso desse? Não. Não entra na minha cabeça uma idéia dessa. Para mim essas pessoas, inclusive você, merecem levar uma surra de pau, pra ver se tomam vergonha na cara e param de montar historinhas em cima do caso Nardoni. (perdão pela ira, mas não me conformo)

“Tem gente que diz: “quando fulano morrer vai para o inferno”. Essa gente não sabe que o inferno é aqui”.

Definitivamente: eu abomino o homem! Prefiro meus cães.

Fica aqui registrada a minha revolta contra seu texto ridículo e contra seres que nascem humanos, mas são piores, muito piores que os seres não humanos.

Fraturas Expostas disse...

noooooooooooossa plínio, toma cuidado, pq vc tá mais jurado de morte que eu. Vão fazer voodo de vc. tô dizendo. se cuida, senão eu vou ficar viúva antes de casar, ou seja, antes dos trinta!(por via das dúvidas, prepara seu testamento, tá?)

zuni disse...

Morena, fica tranquila que segunda-feira faço seguro de vida.

Zúnica disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Leo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fraturas Expostas disse...

huahuahauhauahuahauhauhaua

FATALITY!

"BASTARDO" 1 X "ESTAFERMO" 1

Zúnica disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Leo disse...

Nossa, como você é lento!
Não sei se você reparou, mas eu disse que ESSE texto foi mal feito. NESSA idéia você foi péssimo. NESSAS situações você deve praticar mais. Não me referi aos outros textos! Até porque, eu reafirmo, você é bom na escrita. Entendeu? Ou quer que eu desenhe?
Se para você é burrice dizer que tu é frio. Para mim burrice é fazer um texto como esse!

aaaaaaana paula disse...

Mais uma fonte transbordante de humor negro para meu repertório sandio.

Parabéns, já virou uma das minhas referências literário-humorísticas.

Iobaf´ disse...

Você é corajoso, Zúnica! (rs) Ótimo texto. Se fosse meu - e como gostaria que fosse - mudaria uma coisinha ou duas. Claro, depois de pronto (por você), fica fácil opinar. Bom... Eu a deixaria sem nome, ou trocaria por outro. Daí você poderia dar uma de joão-sem-braço quando questionado: "quem disse que é a Isabela? (...)"
Mas, como eu disse... você é corajoso. E parabéns por isso também.
Outra coisa: O texto me lembrou o Dupin (Os Assassinatos da Rua Morgue), de Poe. Foda!

Abs!

Nath disse...

Não sei se gostei mais do post ou das repostas aos comentários!

Followers